Área Teológica

São o estudo e a análise das religiões num contexto histórico específico e sua influência sobre os processos antropológicos e sociológicos. O bacharel em Teologia pesquisa a história, os fenômenos e as tradições religiosas, estudando, pesquisando e interpretando textos sagrados, doutrinas e dogmas religiosos. Com seus conhecimentos, ele interpreta e analisa a influência da religião sobre a organização e a dinâmica dos grupos sociais, das sociedades e das nações, associando essas informações a outras áreas de conhecimento, em especial a das ciências humanas, como a antropologia e a sociologia. Pode trabalhar como pesquisador ou assessor de grupos religiosos e ecumênicos. Quem faz licenciatura está apto a dar aulas de religião e ética em escolas de ensinos fundamental e médio e também em ONGs, centros culturais e religiosos.

Mercado de Trabalho

Quem se forma em teologia pode atuar em diversos setores. A Marinha, o Exército e a Aeronáutica costumam contratar o bacharel para fazer parte de seus quadros, como capelão. Empresas de diversos portes e setores também demandam o graduado. A Petrobras, por exemplo, emprega o teólogo para dar apoio às equipes que trabalham em suas plataformas marítimas. Outra área promissora é a das editoras, na produção de revistas e livros voltados para a religião. A maioria das vagas ainda está no Sul e Sudeste. "Ele pode atuar, ainda, como consultor em instituições religiosas", diz o professor Admilson Eustáquio Prates, da Unimontes. Para o licenciado, embora não exista a obrigatoriedade do ensino religioso nas escolas, cresce o número de instituições que oferecem essas disciplinas aos alunos de forma facultativa.

Curso

O currículo varia bastante de uma universidade para outra. Algumas instituições dão ênfase à análise sociológica e antropológica das religiões, debatendo seus fundamentos e sua história. Outras enfocam o estudo das escrituras e dos textos sagrados. Qualquer que seja a universidade, o estudante se debruça em profundidade sobre as tradições religiosas que fazem parte de nosso patrimônio cultural. Nas licenciaturas, o aluno vê também disciplinas como didática e psicologia da educação. Além do estágio, é preciso fazer uma monografia de conclusão de curso.

Duração média: quatro anos.

Outros nomes: Ciên. da Religião; Ciên. Religiosas; Ciên. Teológicas. 

O que você pode fazer

Consultoria

Assessorar pessoas e organizações públicas ou privadas que utilizem a religião no desenvolvimento de seu trabalho.

Ensino

Dar aulas em escolas de Ensino fundamental e Médio sobre religião e ética.

ONGS

Orientar grupos religiosos e atender a instituições que realizam trabalhos sociais voltados para a religião.

Pesquisa

Estudar o fenômeno religioso e sua relação com a atividade humana.

Sacerdócio

Atuar como padre ou pastor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário